História

Delfin Radioterapia Biofámarco Mamamóvel

Contar a história do Grupo Delfin significa refazer um percurso marcado pelas ações de um personagem de espírito pioneiro e empreendedor. Da conclusão do curso de medicina, em 1977, à condição de diretor e fundador da maior empresa de diagnóstico por imagem do Nordeste e a quarta no ranking nacional, Delfin Gonzalez Miranda ajudou a consolidar uma especialidade, a ultrassonografia. Mais do que isso, beneficiou não apenas o mercado, mas, acima de tudo os pacientes.

Fundada em 1986, a Clínica Delfin foi o primeiro serviço de saúde a disponibilizar exames de ressonância magnética fora do ambiente hospitalar no estado da Bahia, e também o primeiro a adquirir uma ultrassonografia com Doppler convencional, em 1990 e com Doppler colorido em 1992. Desde o início, a atuação do Grupo foi pautada pelo tripé “qualidade em gestão”, “tecnologia de ponta” e “constante qualificação profissional”. O equilíbrio entre essas forças resultou em um crescimento expressivo: atualmente, além da unidade-mãe localizada no bairro do Itaigara, em Salvador (Ba), a rede possui 11 empresas, com nove unidades de medicina diagnóstica com atuação no Nordeste, o maior número de ressonâncias do país em um único site e faturamento na ordem dos R$ 120 milhões.

Em 2011, uma parceria com o Hospital Português da Bahia resultou em uma nova unidade de medicina diagnóstica e permitiu que o Grupo Delfin entrasse no segmento oncológico através do PET CT, Cintilografia e Radioterapia. Enquanto isso, com investimentos na ordem dos 60 milhões, o Grupo orquestrava em Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador) a implantação da Biofármaco – primeira unidade privada de produção do biomarcador molecular FDG-18F nas regiões Norte e Nordeste –, cujo início das operações, deu se em janeiro 2012, consolidou a eficiência do Grupo no tratamento e combate ao câncer.

Em meio à franca expansão dos negócios, mas sem perder de vista o foco nos pacientes, em 2013 o Grupo Delfin pôs em prática uma das mais importantes ações de prevenção ao câncer de mama. O projeto “A realização de um sonho de Delfin Gonzalez” – consiste em cinco unidades móveis (conhecidas como Mamamóvel) equipadas com estrutura completa de atendimento para a realização de exames gratuitos em áreas menos favorecidas do Estado.

Por parte do mercado, as ações, nestes 35 anos de história, valeram ao Grupo Delfin o reconhecimento através de importantes premiações, como o Top of Mind SSA por sete anos consecutivos e o tricampeonato no Benchmarking Saúde Bahia, nas categorias Serviço de Diagnóstico por Imagem e Empresário do ano. Por parte dos pacientes, a confiança e fidelidade conquistada através de muita dedicação e trabalho.